O manguito rotador
O tendão do supraespinhal, um dos quatro músculos que compõem o manguito rotador, é uns dos tendões que mais rompe no corpo humano. Isto se deve à sua baixa elasticidade e pouca irrigação sanguínea associados a momentos de sobrecarga, traumas e microtraumas.
Estima-se que 50% da população acima de 60 anos apresentem rupturas do manguito rotador.
Boa parte das rupturas gera disfunções com perda de estabilização da cabeça umeral, perda de força, dor e, em casos mais avançados perda do movimento.
A cirurgia do manguito rotador
A cirurgia do manguito rotador tem se mostrado uma técnica muito eficiente e eficaz, com 80-90% de resultados satisfatórios, aliviando a dor, melhorando o movimento e força do ombro.A sutura pode ser feita tanto por via aberta quanto por videoartroscopia. Temos preferência pelo reparo artróscopico na maioria das vezes pois trata-se de uma cirurgia menos invasiva, menos dolorida, menor índice de infecção, melhor comese e ótimos resultados.
Para o reparo artroscópico são necessários implantes chamados âncoras de fixação óssea. Atualmente existem vários modelos disponíveis – metálicas de titânio, absorvíveis, peek e osteointegráveis.
Cada âncora é carregada com 1-2 fios de alta resistência o que permite uma sutura firme do tendão ao osso facilitando sua cicatrização ao osso.Algumas lesões traumáticas maiores são tratadas com a cirurgia aberta pois assim conseguimos um melhor retensionamento do tendão e uma melhor fixação ao leito ósseo.
A cicatrização do tendão rompido ao osso leva cerca de 6 semanas, período no qual o paciente deve evitar movimentos ativos do ombro. Já a resistência da junção tendão-osso, dada pelas fibras de Sharpey, acontece somente após 3-4 meses. Por isso recomendamos a realização de exercícios de reforço muscular do manguito rotador somente após esse período.
Estima-se que algumas suturas re-rompam novamente ao longo do tempo mas isso não é necessariamente sinônimo de mau resultado. Primeiro porque a re-ruptura é menor do que a lesão inicial, segundo, várias outras lesões são tratadas concomitantemente com a cirurgia do manguito rotador, por exemplo, a degeneração da cabeça longa do bíceps, a artrose acromioclavicular, o esporão do acromio e a bursa inflamada.
Saiba mais sobre manguito rotador clicando aqui.