Grupo de Cirurgia do Ombro realiza primeira artroplastia reversa por navegação no sul do país
O Grupo de Cirurgia de Ombro realizou a primeira artroplastia reversa por navegação do Sul do país. A equipe, liderada pelo Dr. Fernando Mothes, fez a implantação de um prótese reversa de ombro utilizando um sistema de navegação por GPS que guiou a mão do cirurgião durante o procedimento.
A tecnologia foi usada para garantir maior precisão durante a cirurgia, especialmente na colocação do pino central do componente da glenóide – cavidade articular localizada na lateral da escápula. O procedimento foi realizado em uma paciente de 80 anos, com quadro de dor crônica que a impossibilitava de desempenhar as tarefas do cotidiano.
Conforme o Dr. Fernando, é esperado que a técnica seja cada vez mais disseminada em todo o país, uma vez que seus benefícios garantem precisão superior ao da cirurgia convencional. Para utilizar a navegação, o médico participou de diversos treinamentos e uma pós-graduação com usuários do sistema nos EUA.
Ainda, o procedimento foi realizado na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e contou com a participação do médico Marcio Schiefer, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Rio de Janeiro.