As 4 etapas da recuperação funcional
Você sabe qual é a importância da recuperação funcional? O objetivo é auxiliar os pacientes no pós-cirúrgico a retomarem os movimentos do ombro com segurança.💪 Para isso, o fisioterapeuta é o profissional responsável pela avaliação funcional e é quem irá aplicar uma série de exercícios que ajudam na recuperação.
Dividida em 4 etapas, a recuperação funcional deve ser seguida gradualmente, sem pular ou inverter etapas. Além disso, o paciente terá orientação para realizar exercícios complementares em casa, colaborando para manter os resultados alcançados no consultório.
ETAPA 1: Aumento da amplitude passiva do movimento: série de mobilizações que ajudam a “soltar” o ombro, recuperando a amplitude dos movimentos.
ETAPA 2: Aumento da amplitude ativa: técnicas de mobilizações e exercícios que estimulam os músculos a gerarem movimento gradual.
ETAPA 3: Ganho de força muscular: etapa importante para diminuir o risco do comprometimento da cirurgia através da força muscular.
ETAPA 4: Inversões rápidas do movimento e pilometria: melhora a performance dos movimentos, trabalha a capacidade de gerar força, velocidade e estabilização. Essa etapa é fundamental para os atletas.